A idéia por trás dessa prática é aumentar os níveis de dióxido de carbono. A hiperventilação faz com que o corpo expulse muito dióxido de carbono, e a “re-respiração” do ar expirado ajudaria a recuperar esse gás perdido.
A Síndrome de Pickwick é caracterizada pela hipoventilação alveolar crônica associada a obesidade, sem outra patologia que justifique esse achado respiratório, tendo como quadro clínico característico hipersonolência, cianose, ronco faringiano, apneia do sono, dispneia aos mínimos esforços, distúrbios de humor e ...
O monóxido de carbono possui cerca de 200 vezes mais afinidade com a hemoglobina que o gás oxigênio e, ao ligar-se a ela, diminui a quantidade de hemoglobina disponível para o transporte de O2 pelo corpo humano. Essa competição com o oxigênio pode levar à morte por asfixia.
Tratamento de Hiperventilação
Sinais e Sintomas: Conforme a gravidade da asfixia, podem ir desde um estado de agitação, lividez, dilatação das pupilas (olhos), respiração ruidosa e tosse, a um estado de inconsciência com paragem respiratória e cianose da face e extremidades (tonalidade azulada).
Subtipos:
A asfixia (ou sufocação) acontece nas situações em que o oxigênio é impedido de chegar aos alvéolos . A asfixia (ou sufocação) é a síndrome causada pela insuficiência de oxigenação do organismo, a qual, se prolongada, conduz à morte.
No caso de atender a uma emergência deste tipo, você deve proceder da seguinte forma:
O socorrista deve estar atento para alguns sinais indicadores de obstrução grave: Incapacidade de falar, tossir e respirar; Cianose de lábios e extremidades; Sinal universal da asfixia (segurar pescoço com uma ou ambas as mãos).
O enforcamento é uma modalidade de asfixia mecânica que se caracteriza pela interrupção do ar atmosférico até as vias respiratórias, em decorrência da constrição do pescoço por um laço fixo, agindo o peso do próprio corpo da vitima como força ativa.
Segundo Zogaib, se o tempo de asfixia ultrapassar entre 3 e 5 minutos, em média, haverá uma lesão cerebral significativa, além de parada respiratória seguida de uma parada cardíaca associada.
A contração da musculatura dos brônquios leva a dificuldade de respirar, pois é por eles que o ar entra e sai dos pulmões. O broncoespasmo também pode ser definido como uma contração das vias áreas pequenas e em alguns casos, podem ocorrer tontura e fraqueza.
Asma: é uma doença inflamatória que se caracteriza por um espasmo da musculatura dos brônquios, ou seja, broncoespasmo. Os brônquios se “fecham”. Resultado: há um estreitamento – que pode ser intenso- das vias respiratórias causando muita falta de ar e desconforto para respirar.