Não só 2⁰ = 1, como qualquer número, diferente de zero, elevado a zero é igual a um. ... Na fração 2/2, dividindo normalmente o resultado é 1 certo, por que qualquer numero dividido por ele mesmo é um: Agora aplicando a propriedade de potências de mesma base: Por isso, 2⁰ = 1.
Sempre que o expoente for igual a 1, o resultado será igual à base. A base é um número qualquer diferente de zero, e o expoente é igual a 0.
É a partir dessa última propriedade que se produz a consequência de que todo número elevado a zero é igual a 1. Em divisão com potências, em que as bases são iguais, teremos a divisão de dois números iguais e um número dividido por ele mesmo resulta sempre na unidade.
Um número elevado a menos um é igual ao seu inverso. Para calcular potências temos de ter de conhecer as suas propriedades: ... Quando temos uma base elevada a um expoente par, qualquer que seja o número real (positivo ou negativo), elevado a esse expoente, o seu resultado será sempre um número positivo.
Como sabemos 3 elevado a um é três. Quando obtemos o "menos" teremos que fazer o inverso ou seja, no três ficaria: 3/1 e gora o inverso seria: 1/3. Resposta: 3 elevado a menos 1 equivale a 1/3 dito: Um terço.
Essa propriedade geralmente é lida da seguinte maneira: quando uma potência possui expoente negativo, inverta sua base e também o sinal do expoente.
A fração finalmente fica com um sinal positivo. Podemos então escrever o resultado omitindo este sinal. Podemos observar que se a fração tiver dois números de sinais negativos, será positiva. Agora se tiver um negativo, será negativa.
Quando o expoente de uma fração é negativo, devemos fazer o seguinte para possibilitar os cálculos: