De acordo com a dermatologista Flávia Ravelli, de São Paulo, os parabenos podem desencadear alergias, irritações e sensibilidade cutânea devido à ação antibacteriana e antifúngica, que a substância possui.
Parabenos são conservantes que protegem produtos contra o crescimento de fungos e bactérias. Amplamente usados na indústria cosmética em produtos para o cabelo, maquiagens e até lenços umedecidos, essas substâncias são constantemente relacionadas ao desenvolvimento de algumas doenças.
Parabenos são conservantes amplamente utilizados na indústria cosmética com a finalidade de inibir o crescimento de fungos e bactérias em diversos produtos como: cremes, desodorantes, esfoliantes, batons, rímel, maquiagens, em geral, hidratantes, esmaltes, óleos e até em loções infantis.
Dois deles ganharam destaque recentemente: parabenos e sulfatos, também chamado popularmente de sal, causaram tamanho alarde que já existem versões livres dessas substâncias, são os chamados xampus sulfate-free (ou xampu sem sal) e paraben-free.
Os sulfatos, petrolatos e parabenos são componentes químicos presentes em diversos cosméticos e produtos de beleza. Para quem ainda não está por dentro do assunto, é preciso entender que esses componentes, se usados em excesso, podem acabar fazendo mal para a saúde dos cabelos.
Metilparabeno é também conhecido como Metil Hidroxibenzoato, Metil Parahidroxibenzoato. Propilparabeno é também conhecido como Propil Hidroxibenzoato, Propil Parahidroxibenzoato.
Parafina BLONDE mantém seus cabelos macios e hidratados, enquanto clareia, pois possui um agente condicionador que protege os fios do ressecamento do sol, mar e piscina.
Paraffinum Liquidum (Óleo Mineral): O emoliente mais comum e largamente utilizado na indústria cosmética e farmacêutica, também conhecido como petrolato liquido ou parafina liquida. É um óleo derivado do petróleo, altamente refinado e que consiste em uma mistura de hidrocarbonetos saturados de cadeias média e longa.
Como retirar os petrolatos dos fios? Os petrolatos não são solúveis em água. Apenas com shampoo anti-resíduos ou um shampoo com carga alta de sulfato, você vai conseguir retirar os resídios e deixar uma boa hidratação ou umectação fazer efeito.
O xampu sem sulfato que uso pra liberar os silicones é o xampu pra cabelos escuros, da Multi Vegetal, ele tem coco betaime. Conheço este shampoo da Multi Vegetal, ele limpa BEM o cabelo mesmo!
Para remover os petrolatos acumulados nos fios, basta usar shampoo com sulfato forte. Mas como assim sulfato forte? Ou seja, se tiver a palavra SULFATO ou SULFATE, principalmente nas primeiras palavras da composição, pode ser considerado sulfato forte.
Como fazer seu próprio óleo de lampião de parafina líquida
As parafinas são produzidas a partir do refino de óleos lubrificantes. Dependendo do grau de refino apresentam cor branca e excelente estabilidade química. O processo pode ser realizado através de solventes, de modo que o óleo seja solubilizado ao mesmo tempo que a parafina seja precipitada.
Despeje a parafina líquida no molde ou recipiente; Coloque o pavio no meio; Amarre os elásticos em cada canto dos palitos e prenda o pavio entre eles; Espere 24 horas até a parafina esfriar.
Veja como fazer vela é fácil:
Por ser a mistura de elementos essenciais na fabricação de velas, a cera micro e a estearina, a Parafina Plus promove custo/benefício nas etapas do processo e também, possui excelente estabilidade química. A Cera Micro é responsável pelo brilho, translucidez e rigidez da vela.
Passo a passo para fazer velas curativas
Método 3 de 4: Derretendo e montando as velas
Aprenda a fazer vela ecológica usando óleo reciclado
Como fazer uma vela em casa sem usar parafina
No primeiro teste usei a cera de palma pura. Usei como medida de cera duas vezes o volume do pote de vidro. Então apenas enchi o pote duas vezes com a cera em lascas. Coloquei a cera para derreter em banho-maria e sempre em fogo baixo.