A assa-peixe (Vernonia polysphaera) é uma planta medicinal nativa do Brasil, amplamente utilizada contra problemas respiratórios, sendo eficaz para tratar gripe, bronquite e tosse, por exemplo. Além disso, também é uma boa opção para tratar cálculos renais, hemorroidas e alterações no útero.
Como preparar o chá de assa-peixe Não é recomendado beber mais de 3 xícaras diárias deste chá. Além do chá, há outras formas de utilizar a planta: infusão, banho de assento, decocção, como óleo essencial e como xarope.
- Xarope: ferver 1 xícara de água e 2 folhas picadas, durante 5 minutos. Coar, acrescentar 2 colheres de açúcar e levar ao fogo novamente. Tomar 1 colher, 2 a 3 vezes ao dia; - Banhos: 40g de raiz, para um litro de água, que pode ser diluído na água do banho.
Assim, a assa-peixe pode ser utilizada para:
Como identificá-la? A assa-peixe branco pode ser um arbusto grande ou uma arvoreta: dependendo da sua idade, pode chegar de um a três metros de altura. Suas folhas são simples e de fácil identificação, pois têm margens serrilhadas, mais ásperas na face ventral e com pelos na parte dorsal.
Modo de Preparo
COMO PLANTAR O ASSA-PEIXE:
Os métodos mais eficazes foram a aplicação basal de triclopir + picloram a 8% e a aplicação no toco de picloram a 4%, que permitiram até 10% de rebrotação aos 360 DAT.
A samambaia Pteridium arachnoideum faz parte de um grupo de plantas que têm um rizoma muito resistente. E, ainda, a samambaia apresenta uma particularidade: quanto mais cortar a planta, mais vigorosa ela vai rebrotar. Assim, a única solução é remover o solo e fazer a retirada dos rizomas.
Aplicar o produto no toco, logo após o corte das árvores ou no máximo até 24 horas após essa operação. Utilizar pulverizador tratorizado. Aplicar na superfície do corte até o ponto de escorrimento. Nota: Sobre outros equipamentos, providenciar uma boa cobertura de pulverização nas plantas.