No direito brasileiro, chama-se súmula um verbete que registra a interpretação pacífica ou majoritária adotada por um Tribunal a respeito de um tema específico, a partir do julgamento de diversos casos análogos, com a dupla finalidade de tornar pública a jurisprudência para a sociedade bem como de promover a ...
Súmula 356. Súmula da Jurisprudência Predominante do Supremo Tribunal Federal – Anexo ao Regimento Interno. Edição: Imprensa Nacional, 1964, p. 154. Disponível em: .
Súmula é um documento da partida, onde são anotados nome e número do jogadores, faltas cometidas, duração da partida, nome dos árbitros, ordem de saque, etc. Quando ocorre alguma coisa que o árbitro julgue necessário anotar em súmula, isto é feito para depois ter algo comprovando o que de fato aconteceu.
Apresentação: o responsável pelo preenchimento da súmula é o APONTADOR, que faz parte da composição da equipe de arbitragem. Utilizar para o preenchimento: Caneta preta. Letras de forma. Em hipótese nenhuma, a súmula poderá conter rasuras.
No basquete, o jogo é supervisionado por um árbitro principal e dois árbitros auxiliares. Oficiais de mesa, como o mesário, o cronometrista e o operador de 24s, auxiliam os árbitros no controle do jogo, monitorando substituições e faltas, preenchendo a súmula da partida e marcando o tempo de jogo. ...
Basquetebol é jogado por 2 equipes de cinco 5 jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar pontos na cesta dos adversários e evitar que a outra equipe pontue. O jogo é conduzido pelos oficiais, oficiais de mesa e um comissário, se presente.
Resposta. 2 árbitros apitam uma partida de basquete.
Há três formas de pontuar: nos tiros livres (arremessos consignados em lances de falta, que valem um ponto), nos arremessos de pequena e média distância (que valem dois pontos) e nos arremessos de longa distância, de trás de uma linha arqueada a 6,25m de distância da cesta (que valem três pontos).
General (G) ou Yam: cinco dados marcando o mesmo número (por exemplo: 4-4-4-4-4). Vale 50 pontos. Jogada aleatória (X) (inexistente em algumas versões do jogo): qualquer combinação.
Resposta. -1 PONTO: Lance livre, quando o jogador sofre uma falta no movimento do arremesso, ele tem direito a dois lances livres, e cada um vale um ponto. -2 PONTOS: arremessar dento da linha que determina os três pontos (GARRAFÃO), sempre valerá 2 pontos.
Como funciona a pontuação do tênis Lembrando que a contagem dos pontos é feita na seguinte proporção: um ponto equivale a 15, o segundo a 30, o terceiro a 40 e o quarto fecha o game.
Resposta: Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária incluindo o alvado do oponente, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra.
O lado direito da quadra de tênis. Chama-se Deuce-Court porque todos os pontos deuce são jogados deste lado.
O game é uma soma de pontos. No mínimo quatro pontos são disputados no game. A contagem é feita por game. Caso chegue-se a uma contagem de 40-40, o jogador que vencer dois pontos seguidos vence o game.
Saque ou serviço - fundamento do tênis que coloca a bola em jogo; ... A batida pega a bola de baixo para cima; Winner - bola indefensável, que termina o ponto; Voleio - golpe efetuado geralmente próximo à rede, antes que a bola pingue.
break point: ponto em que, se ganho pelo receptor, resulta em uma quebra de serviço, surge quando a pontuação é 30-40 ou 40-Adv. Um duplo break point (ou dois break points) surge em 15-40; um triplo break point (ou três break points) surge em 00-40.