A aparição de uma bolha na parte branca do olho indica o quadro de quemose, que se trata do acúmulo de líquido na parte interna da pálpebra e da superfície do globo ocular — região chamada de conjuntiva. A condição, embora possa assustar muitos pacientes, normalmente não se apresenta com alguma gravidade.
Uma pálpebra inchada ocorre quando existe inflamação ou excesso de fluídos (edema) nos tecidos circundantes do olho ou “inchaço ao redor dos olhos”. Existem várias patologias que provocam um “inchaço na pálpebra”, como é o caso do calázio, do hordéolo ou terçolho, entre outras.
O tratamento para o calázio normalmente é feito com o uso de compressas quentes, mas caso o cisto não desapareça ou aumente de tamanho, é importante consultar um oftalmologista para que possa ser avaliada a possibilidade de remoção por meio de um pequeno procedimento cirúrgico.
Como o médico trata a quemose?
Os riscos são inúmeros: se a lesão for na córnea, a vítima pode desenvolver catarata, e se a retina for atingida, a visão pode ficar comprometida parcial ou completamente. Os traumatismos são agressões ao globo ocular causadas por perfurações, contusões, queimaduras ou contato com produtos químicos.
Lavar as mãos com água e sabão; Ficar em frente ao espelho e tentar identificar a presença do cisco; Piscar o olho afetado várias vezes, para tentar retirar o cisco naturalmente; Passar soro fisiológico no olho para fazer uma lavagem.
Quanto tempo fica cicatrizado o olho depois da evisceração do globo ocular? Após a evisceração os tecidos precisam de 30 a 60 dias para cicatrizar.
- Lave os olhos com água ou soro por 15 minutos. - Não aplique pressão direta no globo ocular. - Jamais remova o objeto que esteja preso no globo ocular, por mais incômodo que possa parecer, ele está preservando os locais ainda não afetados e estancando hemorragias.
O que devo fazer caso caia produto químico no olho? Caso aconteça algum acidente, primeiro vá até uma torneira e lave os olhos em água corrente por 20 minutos sem parar. Depois, procure ajuda, o mais rápido possível, de um pronto-socorro ou de um oftalmologista. Para limpar os olhos use água filtrada ou fervida.
Verificado por especialistas. Se você espirrou desodorante no olho por acidente, lave seus olhos por vinte minutos com água corrente, isto é, a água própria do encanamento da casa e sem a adição de sabonetes e afins. Não esfregue os olhos, pois isso pode danificar o seu globo ocular.
Em casos de queimadura por calor, como o contato com objetos quentes, deve-se apenas lavar o olho e as pálpebras com água fria corrente e colocar um pano úmido sobre o olho regularmente até chegar ao pronto socorro, para manter a região umedecida.
A melhor forma para retirar o cisco do olho consiste em seguir o passo-a-passo:
Queimaduras no olho podem ocorrer após lesões por substâncias químicas ou relacionadas ao calor e podem resultar em complicações graves, incluindo a cegueira permanente.
Sensibilidade à luz: os olhos doem mesmo com a mais pequena luminosidade, causando muito desconforto e aumentando a dor nos olhos. Vermelhidão: a queimadura nos olhos com solda elétrica causa uma vermelhidão nos olhos. Lacrimejamento: pela irritação e inflamação dos olhos, é comum que estes lacrimejam por um tempo.
Para fazer a limpeza é preciso abrir bem os olhos e deixar a água corrente ou o soro limpar a região. Também é preciso que o globo ocular se movimente ou fique piscando, como salienta Patrick.
Com dano o bastante à retina, encarar o Sol pode levá-lo à cegueira parcial. A exposição prolongada a raios ultravioletas pode danificar a mácula, uma pequena subestrutura da retina responsável pela maior parte da sua visão detalhada central.
Fiquei com os olhos vermelhos, e agora?
Olhos: Não friccionar. Remova lentes de contato, se estiver. Lavar com água corrente no mínimo por 15 minutos mantendo as pálpebras afastadas. Encaminhar ao oftalmologista, se a irritação persistir.
ADVERTÊNCIA / RESTRIÇÃO DE USO: Uso externo somente. Evitar contato com os olhos. Em caso de contato com os olhos, lavar com água em abundância. Não usar nos cílios e sobrancelhas.
O sabão pode ter causado uma conjuntivite irritativa e/ou lesão de córnea. Quando acontecer de algo cair nos olhos, procure não esfregá-los, pois pode piorar a lesão. Ao invés disso, lave os olhos ou faça compressas com água filtrada gelada.