Simplificando, um switch de camada 3 combina a funcionalidade de um switch e um roteador. Ele atua como um comutador para conectar dispositivos que estão na mesma sub-rede ou LAN virtual à velocidade da luz e possui inteligência de roteamento IP incorporada para dobrar como roteador.
O switch layer 3 trabalha na camada 3 do modelo OSI, que é a camada de rede. É na camada de rede aonde fica o protocolo TCP/IP tanto na versão 4 como na versão 6. Isso quer dizer que esse tipo de switch consegue trabalhar com endereços lógicos, ou seja, os endereços IPs da rede.
O comando login configura o switch para exigir autenticação no login. Quando o login é habilitado e uma senha é definida, o usuário do console será solicitado a inserir uma senha antes de acessar a CLI. As linhas vty permitem acesso a um dispositivo Cisco via Telnet.
Ajude a inserir referências. Uma porta console permite a conexão ao equipamento sem usar nenhum protocolo de rede, como TCP/IP, e usa uma “pinagem” diferente das portas (interfaces) de rede.
# banner motd Esse banner será mostrado para todos os terminais conectados e é útil para mostrarmos mensagens que afetam a todos os usuários da rede (por exemplo, desligamento programado dos equipamentos) que estão se conectando a roteadores Cisco.
Ativar Telnet Cisco