Sob a lei dos Estados Unidos, o asilo pode ser concedido a estrangeiros que possam estabelecer um receio de perseguição com fundamentos caso tenham que retornar ao seu país de origem, devido a sua opinião política, racial, religiosa, nacionalidade ou de filiação a certos grupos sociais.
Para solicitar refúgio no Brasil é preciso estar em território nacional. A qualquer momento pode procurar a Polícia Federal e pedir o refúgio para adquirir a proteção do governo brasileiro.
Para ser reconhecido como refugiado pelo governo brasileiro, é necessário solicitar refúgio. Os solicitantes de refúgio têm direito a um documento de identidade (Protocolo Provisiório), a trabalhar (Carteira de Trabalho), e a permanecer no país até que se alcance uma decisão final sobre seu procedimento.
Refugiado é uma pessoa que sai de seu país por conta de “fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas”, em situações nas quais “não possa ou não queira regressar”. ... A origem da maior parte dos refugiados são países da África ou do Oriente Médio.
1. Hospede refugiados e requerentes de asilo em sua casa. ... Grupos religiosos locais podem oferecer uma maneira de conexão com refugiados que poderiam usar seu quarto como uma moradia temporária. A ACNUR publicou recentemente uma série inspiradora de histórias de pessoas na Europa que abrigaram refugiados em suas casas.
Por meio da Polícia Federal, o CONARE processa pedidos de refúgio (em português, inglês, francês e espanhol), realiza entrevista e concede status de refugiado a esses estrangeiros que entram no território nacional. ... Isso dá direito a um visto a eles, que podem inclusive entrar legalmente no território nacional.
Portanto, as causas de uma crise de refugiados estão relacionadas à violência, insegurança e ameaça à vida. As crises motivadas por pobreza e fome são crises migratórias. Uma crise de refugiados só pode ser assim definida se a causa for perseguição ou guerra.
São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.
Resposta. Resposta: Estados Unidos, Peru, Alemanha, França e Turquia foram os países que receberam mais pedidos de asilo no ano passado. Pelo quarto ano consecutivo a Turquia foi o país que recebeu a maior população de refugiados (3,7 milhões), seguido por Paquistão, Uganda, Sudão e Alemanha.
Resposta: Os refugiados vêm, sobretudo, de regiões que estão em guerra ou em situação de pobreza extrema. Contudo podem pertencer a um grupo populacional que seja perseguido especificamente como é o caso dos curdos. Percebemos que a Guerra da Síria é a responsável pelo maior deslocamento de contingente populacional.
Resposta. Resposta: As principais origens dos refugiados que chegaram a Grécia em 2017 foram do Oriente Médio e Norte da África, de modo que o advento da Guerra Civil Síria produziu uma enorme crise de refugiados a nível mundial, que impulsionou pessoas de outros países em dificuldade a buscar refúgio.
No Brasil, existem atualmente 43 mil pessoas em situação de refúgio. ... E é no Brasil, que boa parte deles encontra acolhida. Dados do Comitê Nacional para os Refugiados, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de 90% dos refugiados são da Venezuela.