Um rio é um curso natural de água que nasce numa área montanhosa e deságua no mar, em um lago ou em outro rio (afluente). ... Caudal - quantidade de água que passa por uma determinada secção do rio.
Meandro: é o caminho tortuoso de um curso d'água; Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. ... Jusante: é o sentido da correnteza em um curso d'água da nascente para a foz; Montante: é o sentido contrário ao que corre o fluxo do rio, em direção à nascente.
Na maioria das vezes, um rio nasce depois de chuvas em regiões montanhosas. As águas do rio, que ainda está para nascer, escorrem pela superfície ou se infiltram no solo através dos espaços vazios entre as rochas, até encontrarem uma área impermeável, formando um lençol freático.
Principais afluentes O Rio São Francisco possui, segundo o Ministério do Meio Ambiente, 168 afluentes. Entre eles, 90 situam-se na margem esquerda, e 78, na margem direita. Desses 168 afluentes, 99 são perenes, como o Rio Paracatu, Corrente, Paraopeba e Urucuia.
2.
60 metros
O rio São Francisco é navegável em 1 371 quilômetros, entre Pirapora e Juazeiro / Petrolina, para a profundidade de projeto de 1,5 metros, quando da ocorrência do período crítico de estiagem (agosto a novembro).