A seiva elaborada (seiva floémica) é uma solução aquosa rica em açúcares. Trata-se de um líquido vital para as plantas que, através do floema, é conduzido às diferentes partes do organismo, transportando açúcares e outros compostos necessários para o metabolismo.
Vasos Condutores de Seiva As pteridófitas possuem tecidos especializados no transporte de substâncias: O xilema e o floema. Xilema: responsável pela condução da seiva bruta, composta por água e minerais. É chamado também de vasos lenhosos, tecidos lenhosos ou apenas lenho. O transporte ocorre da raiz para as folhas.
O xilema é um tecido importante para o vegetal e, assim como o floema, é considerado um tecido de condução. A principal função do xilema é garantir que a água e os sais minerais sejam levados da raiz para outras partes do vegetal, de maneira eficiente.
As plantas que possuem esse extenso sistema de tecido vascular são denominadas vasculares, como as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As plantas que não apresentam esse sistema são denominadas de avasculares, como as briófitas.
briófitas
Plantas avasculares (também plantas não vasculares ou atraqueófitos) são vegetais que não apresentam estruturas de vasos de transporte, nomeadamente xilemas e floemas. ... São exemplos de vegetais avasculares as algas e as briófitas.
Resposta. As briófitas são avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva. Nesse tipo de planta a condução, tanto a seiva elaborada quanto de seiva bruta, é feita diretamente de uma célula para outra, através de suas paredes.Um exemplo de planta briófita é o MUSGO.
Para que ocorra a condução da seiva bruta de acordo com a hipótese da sucção foliar, duas condições, relacionadas às moléculas de água contidas nos vasos lenhosos, são fundamentais, sem as quais a condução da seiva não ocorreria.
A água é transportada pela planta da raiz até as folhas por meio do xilema, um tecido condutor. A água entra no corpo da planta pelas células da raiz até atingir o xilema, que transporta a substância para todo o corpo do vegetal.
O carregamento do floema pode ser via apoplástica e a simplástica com aprisionamento de polímeros e simplástica passiva. ... Quando o movimento ocorre no apoplasto das células do mesofilo, passando pelas células companheiras até as células do elemento crivado a via é totalmente apoplástica.