Algumas condições que podem levar à pleurite incluem influenza ou outras infecções virais agudas. Pneumonia que afeta a superfície da pleura também pode causar isso. Outras condições possíveis incluem tuberculose e doenças autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus e hepatite autoimune.
A pleura é uma membrana fina que reveste os pulmões e a caixa torácica, com o objetivo de manter esse órgão sempre bem lubrificado, ajudando nos movimentos relacionados à respiração. Quando a pleura fica inflamada, o paciente recebe o diagnóstico de pleurisia, que também pode ser chamada de pleurite.
Pleurite viral. Pleurite viral é uma infecção viral da pleura (a fina membrana transparente de duas camadas que reveste os pulmões) que normalmente causa dor torácica ao respirar ou tossir. (Consulte também Considerações gerais sobre doenças da pleura e do mediastino.)
A pleura á a membrana que envolve os pulmões, o mediastino e a parede interna do tórax. Existem vários tipos de câncer da pleura (benignos ou malignos) que podem se desenvolver. O mais comum é o mesotelioma, que, quando localizado, é geralmente benigno, e quando difuso, é sempre maligno.
Por exemplo, insuficiência cardíaca e cirrose são causas comuns de líquido aquoso no espaço pleural. Pneumonia, câncer e infecções virais são causas comuns de derrame pleural com um exsudato líquido. Sangue no espaço pleural (hemotórax) costuma resultar de uma lesão torácica.