O tratamento de vítima de arma de fogo deve ser multidisciplinar, com a participação do cirurgião geral, vascular, neurocirurgião e ortopedista. O paciente com ferimento por projétil de arma de fogo (PAF) é um politraumatizado.
Introdução: A face, nas agressões físicas, geralmente é a área mais atingida e os ferimentos por projétil de arma de fogo (PAF) tem sido frequente nos hospitais. Este tipo de trauma pode resultar em consequências estéticas e funcionais devastadoras para as vítimas.
Limpe e desinfete a ferida; Aplique o gel de aloé vera cobrindo a ferida completamente; Coloque uma gaze limpa e bandagem para fazer a pomada funcionar; Troque o curativo seguindo as instruções do especialista e deixe a ferida respirar antes de repetir todos os passos.
Dicas de cuidados gerais
Os dois passos seguintes são comprimir o local com gaze ou pano limpo até estancar o sangue e lavar o ferimento, também com água e sabão, para remover resíduos de sujeira. Tudo isso feito com muito cuidado para não agravar a lesão. Se os cortes forem mais profundos, o mais urgente é estancar o sangramento.
Curativo simples para cortes