No salto com vara, os competidores usam uma vara longa e flexível para alcançar maior altura e passar por cima de um obstáculo, o sarrafo. O atleta usa a vara, apoiada no solo, para ganhar altura e ultrapassar o sarrafo, caindo do outro lado do obstáculo.
No salto em altura, o atleta deve pular sobre uma barra horizontal, chamada sarrafo, sem a ajuda de qualquer aparato. ... A técnica involve o atleta começando a tomar impulso dentro da pista de corrida, o que faz com que os saltos em altura só possam ser disputados quando a pista não estiver sendo usada.
Comprimento: 4,0 metros. Diâmetro de 30 mm e peso máximo de 2 kg.
A distância do salto será medida do ponto em que o saltador tocou a areia até a tábua de salto. Se o saltador, ao cair colocar as mãos para trás para se apoiar, será medido a partir do local em que tocou o chão com as mãos.
O objetivo é saltar a maior altura sem derrubar a barra. Todos os competidores têm direito a três tentativas a cada altura colocada, mas têm o direito de 'passar' aquela determinada altura e avançar para outra maior sem ultrapassar a menor.
Regras: Cada saltador tem direito a escolher em qual altura deseja que o sarrafo esteja em seu primeiro salto. A partir daí, ele tem três chances para ultrapassar cada obstáculo, que sobe no mínimo 2cm a cada tentativa bem-sucedida, de acordo com a determinação dos juízes.
O atleta que saltar mais alto ganha. No salto em altura, os atletas tentam pular por cima de uma barra fina apoiada em dois suportes. No salto com vara, os atletas também tentam saltar por cima de uma barra, mas ela é colocada mais longe do solo.
Ainda com as varas de madeira, o primeiro ouro do salto com vara em Olimpíadas foi do americano William Welles Hoyt. Em 1896, ele saltou 3,30m, marca que hoje faria vergonha até em campeonatos de base.
A classificação final foi a seguinte:
Atletas brasileiros e história das Olimpíadas
Rio 2016
Confira quais são os cinco maiores atletas olímpicos de todos os tempos
Adhemar Ferreira da Silva (São Paulo, 29 de setembro de 1927 – São Paulo, 12 de janeiro de 2001) foi um atleta brasileiro, primeiro bicampeão olímpico do país.
Thiago Braz da Silva (Marília, 16 de dezembro de 1993) é um atleta e campeão olímpico brasileiro, especializado no salto com vara. Atual recordista olímpico, é um dos nove atletas no mundo que saltaram acima dos seis metros de altura.
De acordo com as pontuações do UFC: