O recurso previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é o meio de recorrer a uma decisão à qual o segurado não concorda, solicitando a revisão do parecer apresentado.
Como devo proceder para a revisão da aposentadoria?
Trabalhador tem direito à revisão de benefício do INSS De acordo com advogados especializados em Previdência, o segurado que desconfia estar recebendo menos do que deveria precisa fazer um pente-fino na carta de concessão e na memória de cálculo da aposentadoria.
A revisão pode ser solicitada por qualquer pessoa que tenha se aposentado recentemente ou que, por algum motivo, tenha deixado de receber a aposentadoria. A revisão também vale para aqueles segurados que receberam o seu benefício há algum tempo.
Conforme o INSS, é possível pedir a revisão até 10 anos a contar do prazo do início do recebimento do benefício. É preciso agendar o atendimento pela internet, neste link, ou pelo telefone 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h).
Assim, para você ter direito a essa revisão, você precisa, necessariamente, ter se aposentado entre e Além disso, seu benefício não pode ter sido corrigido pelo próprio INSS na época que a lei determinou. Temos um conteúdo completo sobre esta modalidade de revisão.
A Revisão de Benefícios tem como objetivo fazer uma reanálise do benefício que está sendo pago por você. Geralmente isso é feito quando você ou o INSS percebe que houve alguma falha na hora de ser concedido o benefício previdenciário.
Ação Jurídica de Manutenção Há dois casos de manutenção do benefício: a manutenção da qualidade do segurado ou de algum benefício (como aposentadoria por invalidez ou auxílio doença) e a manutenção da renda do benefício.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai revisar 1,7 milhão de benefícios previdenciários, incluindo aposentadorias, pensões e auxílios. Os comunicados serão enviados por cartas físicas e virtuais, por meio do aplicativo dos Correios. As correspondências começam a ser enviadas nesta semana.
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.
Como serão os pagamentos?