A Organização Mundial da Saúde descreve os fatores psicossociais como os aspectos que definem a interação subjetiva entre o trabalhador e seu trabalho, os quais interferem na vivência de bem-estar no trabalho e também nos processos de descompensações na saúde, seja mental ou física.
Segundo Alvis (2009), a intervenção psicossocial é um processo que visa aumentar a capacidade de desenvolvimento do ser humano, da família e da comunidade. Ela permite que os indivíduos exerçam controle e poder sobre o seu ambiente individual e social.
Ao contrário disso, psicossocial, sem o hífen, a nosso ver, refere-se apenas à própria intersecção dos dois conjuntos, sem a indicação de campo específico, seja à psicologia, seja à sociologia; menos eloquente, portanto.
Significado de Psicose Perturbação ou transtorno mental definido pela fragmentação da personalidade e pelo distanciamento da realidade. [Por Extensão] Condição de quem está repleto de ideias obsessivas. Etimologia (origem da palavra psicose). Do latim psychosis; psico + ose.
Em comum, as anomalias que se caracterizam como psicose têm entre seus sintomas delírios, alucinações, catatonia, desorganização do pensamento, abulia e agitações de caráter. A pessoa que sofre de delírios, por exemplo, inventa histórias que não condizem com a realidade, sem que tenha consciência disso.
Sujeito noiado que vem de paranóia. Drogado, viciado em crack, cocaína.
Significado de Autopsicografia substantivo masculino Psicografia que se uma pessoa faz em si própria, descrevendo os processos psíquicos pelos quais passa, especialmente de modo a se caracterizar psicologicamente.
A piscicultura, que é a produção de peixes em ambientes controla- dos, é uma atividade aquícola que vem crescendo rapidamente no Brasil. É desenvolvida em praticamente todas as regiões do país, em diversos sistemas de criação, como viveiros escavados, açudes e tan- ques-rede.
[Por Extensão] Processo de desenvolvimento de alguns produtos de origem natural a partir de ambientes aquáticos. [Gramática] Pronuncia-se: /aqüicultura/. Não confundir com: agricultura.
Quais são os principais tipos de produção em piscicultura?
Basicamente podemos qualificar os sistemas de produção de peixes em três grupos: extensivo, semi-intensivo e intensivo.
Quais são os tipos de piscicultura?
A piscicultura extensiva também é conhecida como piscicultura de “fundo de quintal” pelo caráter amador. Trata-se de sistemas de subsistência adotados por pequenos produtores, sendo instalados em represas e açudes.
Caracterizado pelo uso de rações balanceadas na alimentação dos peixes, em virtude das densidades de estocagem bastante altas, o que torna os alimentos naturais insuficientes, embora estejam presentes na cultura e possam mesmo ser incrementados através de fertilizantes.
Um dos sistemas de produção de peixes mais disseminados no Brasil é o semi-intensivo, em que são adotados viveiros escavados exclusivamente para a criação comercial de peixes. ... Ele necessita de maior demanda de mão de obra, quando comparado com o sistema extensivo.
Os sistemas semi-intensivos são aqueles em que os animais recebem algum tipo de suplemento alimentar na pastagem. Por fim, os sistemas intensivos são aqueles em que se tem um grande número de animais por hectare, em pastagens com alta capacidade de suporte ou em confinamento.
O monocultivo é a forma de criação de peixes mais adotada no país, principalmente, nos sistemas semi-intensivo e intensivo; é caracterizado pela criação de apenas uma espécie de peixe em um determinado tanque. ... Basicamente, existem dois tipos de monocultivo, quanto ao tipo de despesca.
Já a aquicultura é baseada no cultivo de organismos aquáticos geralmente em um espaço confinado e controlado. A grande diferença entre as duas atividades é que a primeira, por ser extrativista, não atende as premissas de um mercado competitivo.
De acordo com o guia de profissões do Portal IG, o salário inicial de um engenheiro de aquicultura é de aproximadamente R$ 2.
Atua no cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas. Colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas. Prepara tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo.
substantivo masculino Quem cria animais aquáticos ou se dedica ao cultivo de plantas aquáticas.
Quais as principais modalidades da aquicultura?