O processo contábil é o ciclo que ocorre entre a ocorrência, o registro e o processamento das operações financeiras realizadas em uma empresa.
Quando a Contabilidade é bem planejada, grande parte do processo de escrituração se torna rotineira e pode ser realizada por simples escriturários ou por computadores, sob a supervisão do contador ou de um subcontador. ... O método utilizado para a escrituração dos fatos administrativos é o método das partidas dobradas.
O ciclo contábil possui cinco fases, a saber: captação, reconhecimento, processo de acumulação, sumarização e evidenciação.
Em um escritório de contabilidade, os fatores críticos de sucesso podem ser: Colaboradores qualificados e atualizados....Agora se o objetivo for atender clientes do nível dois ou três, outros fatores devem ser agregados como:
Quais são os passos para organizar processos de um escritório contábil?
A contabilidade, para processar informações referentes a três, quatro ou mais meses atrás, leva muito mais tempo, do que aquela que é processada diariamente. Para colocar a contabilidade em dia, normalmente faz-se um mutirão, com horas-extras e funcionários trabalhando até mais tarde, aos sábados, domingos e feriados.
Além da abertura da empresa, o escritório também se encarrega da escrituração contábil, que vai bem além do registro das movimentações financeiras do negócio, já que inclui também as provisões e emissão dos livros contábeis.
O Departamento Contábil tem por objetivo elaborar as demonstrações contábeis de sua empresa. Estas são de suma importância tanto pela exigência legal quanto para a tomada de decisões. Para obter sucesso em um negócio é importante planejar e traçar metas.
O setor fiscal é diretamente responsável pela apuração dos tributos diretos e indiretos das empresas. Assim como a escrituração dos livros fiscais usando sistema informatizado, também integrado com a contabilidade. ... Escrituração Completa por Processamento de Dados e SPED Fiscal. Emissão de guias, ICMS, DARFs e ISS.
O departamento fiscal é o setor da empresa responsável por fazer a escrituração de todas essas movimentações, apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais estão sendo cumpridas.
O Auxiliar Fiscal por ser o profissional responsável por atuar com lançamentos de notas fiscais e contábeis, escritura fiscal, retenção de impostos se relaciona com a área contábil e fiscal dentro de uma empresa.
Emite notas fiscais de produtos e serviços e realiza cálculo de impostos e alíquotas. Recebe e prepara documentos para análise cadastral e liberação de crédito a fim de gerar faturamento e liberar pedidos.
Para se tornar um faturista é preciso ter conhecimento sobre planilhas de cálculo, impostos, tributação, legislação contábil e domínio em emissão e lançamento de notas fiscais.
Não existe uma faculdade específica para se tornar um empresário, existem cursos que ajudam na formação, como: economia, administração, ciências contábeis e marketing, além de especializações, como: gestão de pessoas, logística empresarial, controladoria e finanças e empreendedorismo.