Elaborado com base em imagens de radar, o novo mapa do relevo brasileiro, de Jurandyr Ross, possibilitou ampliar a complexidade da geomorfologia do Brasil. Aos planaltos e planícies já presentes em classificações anteriores, o geógrafo propôs a criação de uma terceira macrounidade, as depressões.
Explicação: o relevo brasileiro é muito antigo e não há cadeias montanhosas. Entretanto, o clima, predominantemente, tropical e a ocorrência de agentes externos, como por exemplo a chuva e o calor, fazem com que ocorra um desgaste acelerado no relevo provocando as baixas altitudes.
Resposta. Pois o relevo brasileiro é antigo, e as montanhas que existiam aqui há milhões de anos atrás foram sendo desgastadas com o passar do tempo, por causa da ação das chuvas, ventos, sedimentações, etc. Então essas antigas montanhas se transformaram nas serras que conhecemos hoje.
Por causa da formação geológica do Brasil. São rochas antigas, a maioria escudos cristalinos, que sofreram desgaste ao longo de milhares de anos.
Geografia do Brasil O relevo brasileiro tem formação antiga e resulta, principalmente, da sucessão de ciclos climáticos e da ação das forças internas da Terra, como a movimentação das placas tectônicas, as falhas e o vulcanismo.
Resposta. Pois o Brasil está longe das divisas das Placas Tectônicas, ou seja,está no centro da Placa Sul-Americana, e é o movimento das placas que origina as cadeias de montanhas, que normalmente são muito altas. Planícies, planaltos e depressões.
Aziz Ab'Saber – 1962 Planície: área onde o processo de sedimentação é maior que o de erosão. Planalto: área onde o processo de erosão é maior que o de sedimentação. Depressão: podendo, ser: relativa e absoluta. Depressão relativa: área mais baixa que as áreas adjacentes.
O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, isto é, áreas com diferentes características: algumas mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais planas, entre outras feições.
Um exemplo geral de depressão são crateras. Depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta, sendo classificadas como depressões relativas quando acima do nível do mar e depressões absolutas quando abaixo do nível do mar.
Um lugar inóspito em que peixes e plantas não existem e cuja concentração de sal na água é 8,6 vezes maior que a dos oceanos. No Mar Morto o visitante é capaz de flutuar em posições impensáveis sem afundar, exatamente por causa do sal. ...