O efeito anódico é um processo inerente da produção de radiação em aparelhos de radiodiagnóstico médico; este efeito é descrito como a variação da intensidade e do número de fótons que interagem com diferentes partes de um detector, como o filme radiográfico.
Radiação Característica Ocorre quando um elétron acelerado da corrente do tubo remove um elétron das camadas do átomo que constitui o alvo anteparo (tungstênio da área focal), conseqüentemente, ionizando este átomo.
Os raios X são produzidos quando elétrons em alta velocidade, provenientes do filamento aquecido, chocam-se com o alvo (anodo) produzindo radiação. O feixe de raios X pode ser considerado como um “chuveiro” de fótons distribuídos de modo aleatório.
A capa focalizadora serve para dirigir os elétrons para um determinado ponto do anodo, chamado de pista focal. ... Aplica -se a seguir uma corrente elétrica positiva de alta tensão (quilovoltagem) no anodo, cuja corrente de alta tensão se consegue com o auxilio do transformador.
♣ Junto à região de catodo, temos uma capa focalizadora, que é responsável por fazer com que o feixe de elétrons não sofra um processo de espalhamento (repulsão eletrostática devido aos elétrons apresentarem a mesma carga negativa);
O copo focalizador, que abriga o filamento, é responsável por direcionar a corrente de elétrons para uma área bem definida do alvo (ânodo). Essa área bem definida do alvo bombardeada pelos elétrons é denominada ponto focal.
Colimador. É um componente capaz de limitar o campo de incidência da radiação, suavizando os feixes de raios X.
A "ampola de Crookes" é feita de vidro ou quartzo e dentro dela se faz o vácuo. Ela contém duas placas metálicas ligadas a uma fonte de tensão elétrica. A placa ligada ao pólo negativo é chamada de catodo e a outra, ligada ao pólo positivo, é o anodo.
Wilhelm Conrad Roentgen