Os nódulos considerados benignos ao ultra-som (grau I e II na classificação ultra-sonográfica) raramente são malignos e a PAAF não é um procedimento obrigatório. Segundo alguns autores (10), a probabilidade de um nódulo isoecóico ser maligno é de 1/1000 .
Hipoecogênico: massa menos densa que o osso e que, por isso, o nódulo pode estar preenchida por líquido ou ar; Isoecogênico: massa sólida com mesma densidade que o osso e que, normalmente, tem forma circular; Hiperecogênico: massa com maior densidade que o osso, podendo indicar um nódulo tireoidiano com calcificação.
Nódulo de mama é toda tumoração presente na glândula mamária, podendo apresentar conteúdo cístico ou sólido. Trata-se da queixa mamária mais comum em consultórios de mastologia ou ginecologia. Felizmente, a maior parte das pacientes apresentam lesões benignas.
Tumores sólidos. Os tumores sólidos benignos do ovário são menos comuns do que os quistos, sendo constituídos por vários tipos de células ováricas que se reproduzem de forma mais rápida do que o normal e, regra geral, compostos por um revestimento exterior que os isola dos tecidos adjacentes.
Os cistos simples são alterações benignas, mas podem ou não indicar um câncer, por isso, todo cisto deve também ser investigado. Mesmo que na maioria das vezes o nódulo seja benigno, ele continua sendo o principal sinal do câncer de mama.
Sinais e Sintomas do Câncer de Estômago
Estômago. Os tumores carcinoides que se desenvolvem no estômago geralmente crescem lentamente e muitas vezes não causam sintomas. Eles são diagnosticados causalmente durante exames do estômago por endoscopia, realizado para diagnóstico de outras patologias. Alguns podem provocar sintomas como a síndrome carcinoide.
Na maior parte dos casos, um nódulo no abdômen é causado por uma hérnia abdominal – que ocorre quando houve esforço extremo em uma área onde os músculos não estavam totalmente preparados e fortalecidos.
O lipoma é um tipo de caroço que surge na pele, que é composto por células de gordura tendo a forma arredondada, que pode surgir em qualquer local do corpo e que cresce lentamente, causando incômodo estético ou físico.
Inchaço e distensão devido a gases intestinais podem ser por crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado, doença celíaca, intolerância à lactose ou um distúrbio gastrointestinal funcional.