ALEXANDRA SIEBRA MARGEM DE SEGURANÇA É a diferença entre a receita total auferida pela empresa e a receita total no ponto de equilíbrio. Pode ser expressa em unidade monetária, em volume de produção ou em percentual. É o valor no qual as vendas podem cair antes de serem incorridas como prejuízo.
Para encontrar a Margem de Contribuição, é preciso realizar a seguinte conta: Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis). No documento (PDF) abaixo, conheça um case completo para ilustrar esse assunto e aprenda a calcular a margem de contribuição.
O uso da margem de contribuição para finalidades gerenciais e decisões, proporciona maiores precisões dos valores da lucratividade de cada produto para as empresas, isto porque, faz-se a distinção entre preço de venda, a soma dos custos totais e as despesas fixas.
O ideal para o Comércio é estar entre 15% a 20%, já na Indústria o ideal é estar entre 8% a 12% e nos Serviços entre 20% a 30%. Às vezes a saúde financeira da empresa está legal, mas a margem de lucro abaixo destes valores, e está tudo bem.
Margem de contribuição e ponto de equilíbrio são fatores determinantes para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do ramo de atuação. É a partir da análise desses elementos que o gestor descobre o faturamento mínimo necessário à manutenção do negócio.
Há duas variações do ponto de equilíbrio contábil. No ponto de equilíbrio financeiro, a única diferença é que são excluídos dos custos fixos a depreciação dos ativos e outras despesas não desembolsáveis. ... A outra variação é o ponto de equilíbrio econômico, no qual o custo de oportunidade é acrescido à soma.