Se a loja não entregar, a gente resolve.
É natural que, com o tempo, o computador acabe acumulando poeira e detritos. A questão é que um volume muito grande de poeira dentro do gabinete pode interromper a circulação de ar e, em casos extremos, provocar superaquecimento se acabar entupindo os espaços entre as aletas dos difusores de calor.
Com eles, é possível saber de antemão se seu PC está esquentando demais.
Para visualizar a temperatura da CPU, incluindo seus picos baixos e altos, basta acessar a opção “Hardware > Sensors”.
Segundo a própria Intel, ele pode trabalhar no máximo a 100º C. Mesmo que ele trabalhe “quente” (digamos, uns 80º C), ainda está dentro de uma boa margem de segurança, ainda que seja interessante investigar uma maneira de manter a temperatura em um patamar (bem) menor.
Em repouso, o computador não chega a exigir 1% da CPU. No entanto, em alguns casos o uso da CPU pode disparar, chegando a até 100% e permanecendo assim por tempo indeterminado, o que pode ser extremamente prejudicial para o computador.
Se o seu processador estiver sempre no limite, incapacitando a execução apropriada de seus softwares, é bem possível que ele esteja sendo vítima de um algum vírus, plugins exageradamente pesados, drivers corrompidos e processos agendados que iniciam sem que você esteja ciente, entre outros.
O “Gerenciador de Tarefas” do Windows 10 é uma poderosa ferramenta que monitora o desempenho de vários recursos do PC, como memória, uso do espaço de armazenamento, CPU, entre outros elementos de hardware.
Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite desempenho e selecione Ajustar a aparência e o desempenho do Windows na lista de resultados. Na guia Efeitos Visuais, selecione Ajustar para obter melhor desempenho > Aplicar. Reinicie o computador e veja se ele fica mais rápido.
Otimizar o Windows para melhorar seu desempenho
Uma das maiores causas de lentidão do Windows 10 são os programas que estão configurados para iniciar junto com o carregamento do sistema, algo que alguns trazem como comportamento padrão e não podem ser desativados manualmente. No entanto, você pode desligar tudo o que não for necessário para o Windows 10 dar boot.
Uma das causas para a lentidão do computador, principalmente ao iniciá-lo, é a quantidade de programas que abrem assim que a máquina liga. Muitas vezes desnecessários, ocasionam sobrecarga no PC, pois o mesmo precisa de mais tempo e desempenho para processar todas as informações a que é submetido.