Em contraste, a Disfunção de Integração Sensorial é uma desordem na qual a informação sensorial não é integrada ou organizada adequadamente no cérebro. E pode produzir vários graus de problemas no desenvolvimento, no processamento da informação, no comportamento e na aprendizagem tanto motora quanto conceitual.
Ele usa tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. Ele elabora planos de reabilitação e adaptação, buscando desenvolver no paciente autoconfiança.
A Terapia Ocupacional Infantil visa promover a prevenção, tratamento e reabilitação de crianças que apresentem quadros de alterações sensoriais, afetivas, cognitivas e psico-motoras.
Aos que sofrem de transtornos mentais, como síndrome do pânico, ansiedade e depressão, os terapeutas desenvolvem dinâmicas específicas com o objetivo de despertar a autoestima e senso de propósito em seus pacientes. Ou seja, não tem fórmula pronta.
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
Tipos de terapias alternativas