A assistência técnica é o conjunto de atividades que permitem a comunicação, capacitação e a prestação de serviços aos produtores rurais, tendo em vista a difusão de tecnologias, gestão, administração e planejamento das atividades rurais preservando e recuperando os recursos naturais disponíveis.
A assistência técnica e a extensão rural (ATER) são serviços fundamentais no pro- cesso de desenvolvimento rural e da atividade agropecuária, pois é um instrumento de comunicação de conhecimento de novas tecnologias, geradas pela pesquisa, e outros co- nhecimentos1.
O conceito de desenvolvimento rural não é entendido como modernização agrícola, nem como industrialização ou urbanização do campo. O desenvolvimento está associado à ideia de criação de capacidades - humanas, políticas, culturais, técnicas etc. ... originadas principalmente nas políticas pú- blicas, mas também em mercados.
"Hoje, a ATER fornece informações sobre acesso ao crédito, a programas como Luz para Todos, que melhoram a vida no campo, ao Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, que ajuda a comercializar a produção. Tudo isso revigora e reorienta o produtor familiar.
Inúmeros fatores contribuem para o processo de desenvolvimento das áreas rurais, podendo destacar os seguintes elementos como os principais (Veiga, 2001): a) maior acesso a educação e a terra, com o intuito de elevar a renda e diminuir a pobreza; b) uma agricultura diversificada e um meio rural multi-facetado, ...
Será utilizada a definição multidimensional do desenvolvimento rural, o qual é visto como um processo que envolve a dimensão social, demográfica, político institucional, econômica e ambiental.
Assim, o desenvolvimento rural sustentável deve basear-se na Agroecologia para haver uma mudança no processo produtivo, onde se amplie a geração de renda dos agricultores, através do uso de Page 11 11 tecnologias apropriadas às condições socioeconômicas e ambientais locais e o baixo uso de insumos.
A noção de desenvolvimento (rural) sustentável tem como uma de suas premissas fundamentais o reconhecimento da “insustentabilidade” ou inadequação econômica, social e ambiental do padrão de desenvolvimento das sociedades contemporâneas (Schmitt, 1995).
A agroecologia apontou como uma alternativa à redução dos problemas ocasionados pelo modelo tradicional de agricultura, oferecendo caminhos sustentáveis no decorrer de todo o processo produtivo, do cultivo à circulação dos produtos, para que a terra mantenha-se produtiva.
Dessa forma, a agricultura familiar pode oferecer a produção de alimentos saudáveis, a partir de técnicas que ajudam a preservar a biodiversidade e o meio ambiente, além de assegurar o consumo de produtos naturais saudáveis e de qualidade sem deixar de lado o crescimento econômico.
1) Plantio Direto O plantio direto é o cultivo de plantas agrícolas sob os restos vegetais do cultivo anterior, evitando assim o revolvimento do solo. Essa prática reduz os efeitos erosivos, visto que a camada de resíduos vegetais atua como um escudo contra a água e o vento.
Agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável. A agricultura para ser considerada sustentável deve garantir, às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta.
5 práticas sustentáveis para a agricultura
Adotar práticas sustentáveis consiste no estabelecimento de ações que proteja o meio ambiente e que promova o lucro. Além disso, essas práticas devem proporcionar, de forma ética, o desenvolvimento de toda a comunidade. Logo, as práticas apresentam resultados positivos tanto para a empresa quanto para a sociedade.
Práticas Sustentáveis nas organizações No aspecto ambiental, adotar práticas de compliance sustentáveis significa garantir a reposição ou conservação dos recursos naturais, de forma que a empresa não prejudique os ecossistemas ao fazer a exploração do que a natureza oferece.