Perfusão é a passagem de líquido através do sistema circulatório ou linfático para um órgão ou tecido. É medida pela razão com a qual o sangue é entregue ao órgão ou tecido.
fatores incluindo área de superfície, gradiente de pressão parcial, fluxo sanguíneo e fluxo de ar. mantém fluxo de ar e fluxo sanguíneo em proporções próprias para trocas gasosas eficientes.
Fatores que afetam a respiração
Resposta. A pressão interfere diretamente numa solução gás-líquido. Em locais com altitudes elevadas a pressão atmosférica é menor, isso diminui a solubilidade do gás oxigênio no nosso sangue, dificultando a respiração.
O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração). Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões.
Para que ocorra o processo de respiração, é necessária uma ação conjunta de músculos intercostais e do diafragma, que permitem a entrada e a saída do ar. ... A expiração consiste no conjunto de movimentos que resulta na retirada do ar do interior das vias respiratórias.
O diafragma é o principal músculo da respiração. Ele é responsável por separar as cavidades torácica e abdominal. O músculo diafragma é encontrado em todos os mamíferos e em algumas aves.