Disautonomia é um transtorno provocado pela disfunção do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), que corresponde aos Sistemas Simpático e Parassimpático, relacionados ao controle da vida vegetativa, ou seja, controlam funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura, digestão, pressão arterial, o ...
No Sistema Nervoso Autônomo Simpático, os nervos partem da medula espinhal e formam-se gânglios nervosos paralelos à medula, distante dos órgãos inervados por eles. Os núcleos nervosos - grupos de células nervosas - do Sistema Simpático localizam-se nas porções torácica e lombar da medula espinhal.
Disautonomia é, como consta no comentário, um transtorno no sistema nervoso autônomo. ... A disautonomia afeta essas funções e tem diversas causas, muitas delas ainda não completamente esclarecidas.
A disautonomia é um transtorno provocado por alterações do sistema nervoso autônomo, quando um desequilíbrio afeta as funções involuntárias que ajuda a coordenar....Os mais comuns são:
Os sintomas de disautonomia nem sempre são visíveis, no entanto, podem surgir sinais como tonturas, desmaios, falta de ar, fadiga excessiva, incapacidade de se manter em pé, problemas de visão, vertigens e até perda de memória.
A tontura, ou perturbação do equilíbrio corporal, é um sintoma muito comum no dia a dia das pessoas. Assim como, geralmente a tontura é associada à problemas no ouvido interno (labirinto), que, por sua vez, é afetado por algumas doenças ou pela variada quantidade de medicação ingerida.