A escolha de um destes tipos dependerá da aplicação à qual se destinará o uso da fibra. As fibras multimodo são mais utilizadas em aplicações de rede locais (LAN), enquanto as fibras monomodo são mais utilizadas para aplicações de redes de longa distância (WAN).
A grande vantagem da fibra monomodo cabos de fibra óptica é a possibilidade de transmissão de sinais (sem regeneração) de até 120 quilômetros. No caso das fibras multimodo, a faixa máxima de transmissão é de cerca de 2 km.
Dispersão Modal ou Intermodal. ... A dispersão material caracteriza-se pelos diferentes atrasos causados pelos vários índices de refração, que variam não-linearmente de acordo com os comprimentos de onda, causando a diferença de velocidades que caracteriza a dispersão. • Dispersão do Guia de onda.
Nas fibras monomodo, a luz possui apenas um modo de propagação, ou seja, a luz percorre interior do núcleo por apenas um caminho. Esse tipo de fibra é utilizado para atingir maiores distâncias com uma largura de banda superior a fibra multimodo por ter menor dispersão do sinal.
A fibra óptica pode ser de 2 tipos: monomodo (SM) ou multimodo (MM). A grande diferença entre eles está na forma como a luz se espalha pela fibra. A olho nu, as diferenças entre eles são imperceptíveis, portanto, é necessária a ajuda de uma lente de aumento mais potente para conseguir fazer essa distinção.
FIBRA MONOMODO As dimensões típicas são 2 a 10 mm para o núcleo e 80 a 125 mm para a casca. Os materiais utilizados para a sua fabricação são sílica e sílica dopada.
Fibra Óptica – Vantagens e Desvantagens
A internet fibra ótica funciona a partir da transmissão de banda larga a longas distâncias sem perder qualidade nem gerar instabilidade. Isso acontece porque o cabo de fibra ótica permite que mais sinais sejam difundidos, ao contrário do material de cobre utilizado nas conexões DSL, que é mais limitado.
Internet fibra óptica: descubra agora as vantagens!
40 Gbps
Instruções para fazer o teste de velocidade:
178,08 Tb/s
Pesquisadores das universidades de Monash, Swinburne e RMIT, na Austrália, bateram o recorde mundial de velocidade de internet, atingindo a marca de 44,2 Tb/s (Terabits por segundo).
megabits por segundo
10 países com internet mais rápida do mundo
Eles são seguidos pelo Brasil (2,58 Mbps), Haiti (2,42 Mbps), Bolívia (1,90 Mbps) e Paraguai (1,73 Mbps). O pior índice entre os países da América Latina é a Venezuela, com uma velocidade média de 1,24 Mbps.
De acordo com a pesquisa, os países mais conectados do mundo são:
Lista de países por número de usuários de Internet
A lista se completa com Rússia (54.
Atualmente, 4,1 bilhões de pessoas utilizam a rede mundial. O número de usuários corresponde a 53,6% da população de todos o mundo. Segundo a União Internacional de Telecomunicações, UIT, 3,6 bilhões de pessoas continuam excluídas da comunicação online.