Estudos arqueológicos indicam que povos proto-jês já habitavam o atual território de Santa Catarina, por volta do século 10. Viviam da agricultura, da caça e da pesca. Fabricavam peças de cerâmica, construíam habitações escavadas na terra, realizavam arte rupestre e rituais funerários.
Resposta: Santa Catarina,foi colonizada na sua maior parte por alemães, italianos e portugueses. ... Entre 1748 e 1756 foram trazidos colonos açorianos para a província de Santa Catarina e a maioria foi instalada em diversos pontos da região costeira como São Miguel, e Nossa Senhora do Desterro.
Então, já que a partida não foi obrigatória, por que é que eles emigraram? Em primeiro lugar por causa do sistema social vigente: o feudalismo fez com que os açorianos emigrassem para Santa Catarina em busca de terra e de liberdade.
A imigração Alemã em Santa Catarina começou em torno de 1828. Essa região foi ocupada por alemães que vieram de diversas partes da Alemanha. Eles foram os primeiros europeus imigrantes no Brasil, depois dos portugueses.
No Século XVIII, com a aceleração do ciclo do ouro no Brasil e a queda do preço do açúcar (que era o principal produto dos Açores) no mercado internacional, milhares de imigrantes açorianos vieram para o país, tendo boa parte deles se instalado no Rio Grande do Sul, onde a criação de gado foi impulsionada pelo ...
Os primeiros que imigraram para o Sul do Brasil foram os açorianos. ... Os imigrantes foram os fundadores de colônias que foram transformadas em cidades de importância como Caxias do Sul. As terras que ficam no norte e oeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina foram as últimas regiões que os brasileiros povoaram.
Na segunda metade do século XVIII, ocorreu a introdução da mão-de-obra de açorianos para o povoamento contínuo da área entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. ... A ocupação do extremo sul do território brasileiro foi realizada por luso-brasileiros, também durante o século XVIII.