Com o tempo, atividades como o tricking, rafting, trekking, cannoying, verticália, entre outras, foram incorporadas à lista dos desportos de aventura. Os esportes de aventura também podem estar relacionados a desportos na natureza, por envolverem escaladas, trilhas, montanhismo.
Conheça, a seguir, os esportes radicais mais praticados em nosso País.
Desporto ou esporte é toda a forma de praticar atividade física, de forma metódica, com objetivos competitivos, que por meio de participação casual ou organizada, procure usar, manter ou melhorar as habilidades físicas, proporcionando diversão aos participantes e, em alguns casos, entretenimento para os espectadores.
O futebol escolar Segundo Voser e Giusti9 , o esporte praticado na escola é de grande importância para o desenvolvimento integral da criança, desde que sejam respeitadas as individualidades dos praticantes. E o futebol é um dos esportes mais adorados pelos alunos e muito praticado nas escolas do país.
Segundo ela, o ensino do futebol para as crianças ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais, como ética, autoconhecimento, autonomia, confiança, responsabilidade, criatividade, paciência e autoestima.
Como aprender a jogar futebol em 1 dia: dicas rápidas e simples
Para brincar: Futebol cego Para brincar, é preciso duas duplas. A perna direita de uma criança é amarrada à perna esquerda da outra, e uma delas vai ter os olhos vendados. Quem estiver com os olhos abertos tem que dar direções para levar a criança vendada até a bola. Ganha a dupla que conseguir acertar a bola no gol.
MÉTODOS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS O método analítico sintético e global funcional, são os mais utilizados atualmente, vejamos a seguir cada um deles.
É um esporte e, assim como todas as atividades físicas, faz bem para a saúde. Preserva o coração, aumenta a massa magra, melhora o condicionamento físico… No entanto, existem algumas particularidades específicas como estimular o cérebro, a coordenação motora, a convivência social.
O esporte gera solidariedade, respeito, educação, responsabilidade, além da inclusão social, juntando diversos indivíduos de vários sexos, etnias, idades, necessidades e classes sociais diferentes. Além disso, a prática esportiva ajuda a quebrar barreiras que impõe limites às pessoas.
O esporte tem sido uma importante ferramenta quando o assunto é inclusão social. Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.