Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. Se isso ocorre, o raio é o meio de desfazer a tensão, por meio da transmissão da eletricidade.
O movimento intenso de massas de ar no interior das nuvens gera atrito entre moléculas de água e gelo, causando a eletrização da nuvem, que terá as cargas elétricas separadas de modo que a sua base e o topo possuirão cargas elétricas de sinais opostos. ... A descarga elétrica criada pode viajar entre a nuvem e a Terra.
Devido à intensidade do campo elétrico formado, as cargas positivas do solo mais próximas do raio condutor, chamadas de conectantes, saltam até encontrá-lo, fechando assim o circuito elétrico entre a nuvem e o solo. Só quando as duas correntes se encontram é que tudo se ilumina e o raio pode ser observado.
De acordo com a maneira como incide sobre o ambiente ou objeto a iluminar, pode ser direta -- em que os raios de luz vão diretamente da fonte ao objeto iluminado -- ou indireta, em que os raios iluminam após refletir-se, difratar-se ou refratar-se. ...
dois segundos
Vale lembrar ainda que todo aparelho eletrônico tem uma vida útil. Para as televisões, esse número pode variar de cinco a dez anos de uso.
Desligar a TV no botão estraga o aparelho? MITO: As fabricantse de TVs colocam o botão de desligar justamente para ser usado. Portanto, não há problema nenhum em usá-lo, você não vai estragar o aparelho.
TVs e Smart TVs