A transmissão depende de um hospedeiro intermediário antes de chegar ao homem. Pessoas infectadas liberam ovos nas fezes. Ao eclodirem, os ovos liberam larvas que precisam se hospedar em caramujos de água doce. Quando os encontram, se desenvolvem e depois saem dos caramujos para as águas.
Visão geral dos sintomas gastrointestinais
O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação.
As parasitoses intestinais podem ser pesquisadas pelo clínico geral ou pelo gastroenterologista. No entanto, o exame para detecção de verme através das fezes podem se mostrar negativos mesmo em vigência de infecção.
Já o exame parasitológico de fezes ajuda a entender melhor as dores de estômago, por exemplo, ou confirmar a suspeita de que algum parasita, como a lombriga, instalou-se no sistema digestivo. Existe também a pesquisa de sangue oculto nas fezes, teste que detecta possíveis tumores e outros males intestinais.
Confira 7 sinais de que podem existir parasitas em seu corpo:
Os parasitas que entram pela boca são deglutidos e podem permanecer no intestino ou penetrar pela parede intestinal invadindo outros órgãos. Muitas vezes os parasitas penetram na boca por transmissão fecal-oral. Alguns parasitas podem penetrar diretamente através da pele. Outros são transmitidos por picadas de insetos.
Verminoses é um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. Causadas especialmente pela falta de saneamento básico e hábitos de higiene, os vermes geralmente se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro.
Baseado no índice de anemia encontrado, o autor considerou a anemia um problema de saúde pública moderado. Os parasitos mais frequentes foram os protozoários G. lamblia e E. histolytica.
Parasitoses Intestinais
O parasita é um ser vivo que retira os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento de outro ser vivo, estabelecendo, assim, uma relação ecológica interespecífica. ... O organismo que retira o alimento é o parasita, enquanto o que está sendo parasitado é o hospedeiro.
Foram mapeadas as taxas de incidência de dengue, doença de Chagas aguda, esquistossomose, hanseníase, hepatite A, leishmaniose tegumentar, leishmaniose visceral, leptospirose, malária e tuberculose.
Quanto ao número de hospedeiros São classificados em monoxenos ou monogenéticos e heteroxenos ou digenéticos. Monoxenos ou monogenéticos são os parasitas que realizam o seu cicio evolutivo em um único hospedeiro. Exemplos: o Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Enterobius vermicularis (oxiúrio).
Exemplos de Parasitas
Eles são classificados na seguinte forma: Parasitas completos: Vivem no hospedeiro a vida toda. Parasitas incompletas: Vivem nos hospedeiro durante um certo período de vida. Ectoparasitas e Endoparasitas: vivem na parte interna (endoparasitas) e na externa (ectoparasitas) do hospedeiro.