Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte (dendrito – corpo celular – axônio).
Os nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. ... Enquanto isso, os nervos raquidianos ou espinhais conectam a medula espinhal a células sensoriais e diversos músculos pelo corpo. Esses são constituídos por 31 pares. Os nervos cranianos exercem funções sensitivas e motoras.
Resposta: Existem nervos que se originam do encéfalo (Órgão do sistema nervoso central periférico, onde os nevos também fazem parte.) e nervos que partem da medula espinhal.
Os nervos são estruturas anatômicas, formadas a partir do prolongamento de múltiplos axônios, responsáveis por conduzir os impulsos elétricos nervosos aferentes, de todas as partes do corpo para o sistema nervoso central (denomina-se sistema nervoso central o conjunto formado pelo encéfalo e pela medula espinhal) e ...
O desenvolvimento do sistema nervoso como um todo começa em 3 semanas, com a diferenciação celular que forma a placa neural ao longo do dorso do embrião, que se amplia e sofre uma invaginação dando origem ao tubo neural, cujo a cavidade interna é cheia de líquido amniótico, que se tornará o encéfalo e a medula espinhal ...
O nosso sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e pelo sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos). O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, elementos importantes na constituição nervosa do nosso organismo.
Anatomicamente, é dividido em: Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal; Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo.
O Sistema Nervoso Central é estruturado da seguinte forma: Encéfalo e Medula Espinhal. No Encéfalo temos o cérebro, tronco encefálico e cerebelo. No cérebro temos telencefalo e diencéfalo no tronco encefálico temos mesencéfalo, ponte e bulbo.