A transmissão automática funciona hidraulicamente, usando um conversor de torque e um conjunto de engrenagens planetárias que permitem a troca de marcha, sem a interrupção da transmissão de potência do motor. Este é responsável por estabelecer todas as relações que o câmbio produz.
O sistema de transmissão é responsável pela transmissão de força, rotação e torque do motor até as rodas. A transmissão mais comum é a manual realizada pelo motorista na hora de trocar a marcha, mas no veículo também existem outras transmissões automáticas. ...
Transmissão articulada. É um conjunto de engrenagens de aço, que se combinam, entre si, para permitir rotações diferentes das rodas motrizes do veiculo, quando esse se desloca nas curvas (Fig. 6).
Transmissão mecânica é o sistema responsável por transferir a energia mecânica produzida por um motor para as rodas de um veículo, por exemplo. Para realizar sua função, esse sistema conta com uma série de componentes indispensáveis, como o diferencial e a caixa de câmbio.
Chama-se relação de transmissão i a razão entre o diâmetro da polia movida pelo diâmetro da polia motora, isto é: i = ϕ2 ϕ1 (4) 7 Page 8 Da expressão (3), segue que i = n1 n2 .
As rodas dos carros giram a velocidades diferentes, especialmente ao fazer curvas. Cada roda percorre uma distância diferente ao fazer a curva, as rodas internas percorrem uma distância menor, enquanto as de fora viajam uma distância maior.
A embreagem, composta basicamente de um disco e um platô, tem como função principal: a) não acavalar as marchas; b) Permitir ligar o veículo mais facilmente; c) Ligar e desligar a força motriz do motor da parte restante da transmissão.
O diferencial automotivo é o responsável por transformar a velocidade que vem do eixo em duas velocidades diferentes. Distâncias diferentes, velocidades diferentes.