O primeiro passo é saber qual das quatro medidas irá ser realizada. Após decidir isso, o operador deverá posicionar a peça medida bem posicionada no centro da parte de medição correta: orelhas (medida interna), bicos (medidas externas), haste (profundidade) e medida com ressalto (parte superior do parquímetro).
Como medir: Após colocar a peça na parte correta do paquímetro é observar onde o 0 (zero) da parte móvel (nônio) está e com qual número da parte fixa ele está coincidindo, isto indicará o primeiro número da medida.
O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1m2. Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros.
O pluviômetro mede a quantidade de chuva e automaticamente manda alertas para o Centro Nacional de Monitoramento de Alerta e Desastres Naturais (Cenaden).
O professor de matemática Aliomar Santos explica como o pluviômetro funciona: “O bocal capta a chuva que está caindo. Essa água vai se armazenando no interior. Feita a coleta da chuva, que caiu em um determinado tempo, nós fazemos a medição. ... Significa jogar em um metro quadrado de solo 8.
Medir a quantidade de chuva é muito importante, pois essa informação auxilia na tomada de decisões referentes à agricultura e, principalmente, em medidas de emergência que podem evitar tragédias envolvendo deslizamentos e enchentes. ... A quantidade de chuva é medida com relação ao metro quadrado.
Medição da chuva No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pluviosidade (ou "unidade de medida de precipitação") é o milímetro (mm). Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado.