Gavagem Simples: A alimentação por gavagem simples intermitente é realizada através de um tubo de silicone ou polietileno inseridos por via orogástrica, nasogástrica ou gastrostomia.
► Posicionaropacienteemfowler(45º)semtravesseiro. ► Medir a sonda da boca até o apêndice xifóide e daí mais 5 cm marcando com esparadrapo. Casopretendaalcançaroduodeno(oroenteral)acrescentarmais20cm. ► Lubrificarapontadasonda.
Normalmente a sonda é indicada:
A sonda nasogástrica é indicada para recém-nascidos que estão treinando sucção ao seio materno, ao invés da orogástrica. Neste caso a maior medida de sonda a ser inserida deverá ser a número 6. Nos casos de alimentação por via gástrica podemos optar pela sonda número 4 para prematuros e 6 para recém-nascidos a termo.
A sonda nasogástrica, ou nasoenteral (SNE), trata-se de um tubo de borracha ou plástico — polivinil— flexível, inserido pela narina até o estômago ou intestino, para viabilizar a alimentação ou a drenagem de fluidos de um paciente.
A sondagem nasogástrica/orogástrica (inseridas pelo nariz ou boca, respectivamente), é utilizada com a finalidade de descompressão gástrica; diagnosticar a motilidade intestinal; administrar medicamentos e alimentos; tratar uma obstrução ou um local com sangramento e obter conteúdo gástrico para análise.
Indicações de Sondagem Nasogástrica: trato gastrointestinal funcionante, mas com impossibilidade ou insuficiência de alimentação por VO (distúrbio de Page 2 deglutição, redução do nível de consciência, anorexia).
A utilização de sondas enterais são um dos procedimentos de enfermagem mais comuns realizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e, normalmente são indicados para descompressão gástrica, nutrição enteral e administração de medicamentos.
Adulto: Medir a distância da ponta do nariz ao lóbulo da orelha e deste até o apêndice xifóide para sondagem nasogátrica; caso seja enteral adicionar 10 cm OU a distância do apêndice xifóide até o ponto médio da cicatriz umbilical.
A sondagem nasogástrica consiste na introdução de uma sonda de calibre variado através do nariz até a cavidade gástrica. Esse procedimento tem por finalidade favorecer a alimentação, drenagem, coleta de material para exames e administração de medicação.
Procedimento da introdução
A colocação da sonda pode ser confirmada por insuflação de ar, ausculta, aspiração do conteúdo gástrico ou do intestino delgado, ou radiograficamente. Em um estudo, a localização da ponta da sonda de alimentação em 100 radiografias consecutivas obtidas dentro de 4 horas após a colocação da sonda foi analisada.
No caso da Sonda Nasoenteral, o único meio de se certificar quanto à localização desta é através da realização do exame de RX de abdôme, para visualizar a localização da ponta radiopaca desta sonda, para então iniciar ou não a dieta com segurança para o cliente.
A aspiração de suco gástrico indica a entrada da sonda no estômago. O posicionamento de sondas maiores é checado inserindo-se 20 a 30 mL de ar e auscultando-se a passagem de ar com o estetoscópio abaixo da região subcostal esquerda.
O que fazer quando houver obstrução da sonda nasoenteral? – Comunicar a equipe responsável e verificar a possibilidade de tentar a desobstrução utilizando água sob pressão, água morna, pastilha de vitamina C ou solução de bicarbonato.
Em caso de desobstrução da SNE não há consenso na literatura em relação a melhor opção de tratamento, encontra-se a possibilidade de utilização de água morna a 37ºC ou em temperatura ambiente, uso de bicarbonato e enzimas pancreáticas.
Para evitar este problema: injetar, com uma seringa, 40 ml de água filtrada, fervida e fria na sonda, antes e após a administração da dieta ou de medicamento, observar os cuidados com a administração de medicamentos; em caso de obstrução, injetar lentamente 20 ml de água filtrada, fervida e morna ou refrigerante tipo ...
Desobstrução de sonda vesical.
Como manter a sonda e o saco coletor limpos