Conservar o espinafre Antes de levar à geladeira, coloque a verdura em sacos de plástico perfurados. Como tem uma durabilidade muito baixa, o espinafre só pode ser conservado em temperatura ambiente de um dia para o outro se for mergulhado em um recipiente com água (em um local fresco).
Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. ... Aqui neste post a gente explica como congelar e usar. Cru. Folhas (como espinafre e couve), salsão picado e cenoura ralada, mandioca em toletes e abóbora em cubos.
1- Lave as folhas com água corrente O processo de congelamento do espinafre deve ser iniciado tal qual como é feito o congelamento de legumes : lavagem em água corrente. Isso impede que pequenos resquícios de terra e demais sujeiras permaneçam nas folhas quando forem posicionadas para o congelamento.
A primeira é fazer uma solução de água e hipoclorito de sódio (sanitizante) em uma bacia e deixar as suas verduras de molho por alguns minutos. Depois, é só lavá-las novamente com água corrente e secá-las bem. A segunda é substituir o hipoclorito por vinagre ou bicarbonato de sódio.
Como lavar corretamente frutas e verduras
Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente. “A água corrente faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos", alerta Luciana.
A fim de facilitar o uso correto da água sanitária podemos preparar uma solução utilizando uma 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água na higienização de alimento, após a lavagem dos mesmos com água e sabão neutro. A recomendação é deixar o alimento de molho por 10 minutos.
A água da torneira é suficiente para remover sujeira e bactérias da maçã. Quando terminar, seque a fruta com papel-toalha ou um pano de prato limpo. Não use sabão ou detergente. Não é necessário usar produtos para lavar maçãs, pois os resíduos de sabão ou detergente podem fazer mal ao estômago.
Uma pesquisa publicado no site científico Journal of Agricultural and Food Chemistryal comprovou que uma solução de água e bicarbonato de sódio é muito mais eficaz na limpeza das cascas de maçãs que todas as outras maneiras recomendadas pelos órgãos de saúde estadunidenses, como simplesmente lavar bem a fruta na água ...
O detergente costuma ser mais eficiente. Mas ele pode penetrar no alimento, então é preciso um cuidado maior na hora da higienização. ... O uso de detergente exige mais cuidados com frutas como a pera e a maçã. No caso dessas frutas o ideal é lavar antes do consumo imediato para não escurecer a fruta ou desgastá-la.
Como higienizar frutas e verduras
Como retirar os agrotóxicos dos alimentos Pode-se usar iodo 2% (5 ml em 1 litro de água), bicarbonato (1 colher de sopa para 1 litro de água) ou vinagre (1 parte para 2 de água). Em todos esses casos, deixe de molho em média por 30 minutos e depois lave. Ferva ou remova a casca sempre que possível”, ensina o médico.
O trabalho mostra que lavar maçãs por 15 minutos em uma solução de bicarbonato de sódio a 1% diluído em água (10mg/mL) foi suficiente para remover praticamente todo o resíduo de agrotóxicos da superfície das frutas.
Para as frutas e verduras menores, como os morangos e amoras, basta mergulhá-las em uma tigela com água e bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa por litro d'água. Deixe de molho por 15 minutos.
A Anvisa indica a imersão prévia dos alimentos por 20 minutos em água com hipoclorito de sódio (água sanitária), que pode diminuir também a contaminação por germes e micróbios.
Faça uma solução de água e vinagre. Em uma tigela limpa, despeje três partes de água e uma de vinagre. Essa é a concentração mais eficaz para remover bactérias e pesticidas. O ideal é que a temperatura da água seja próxima a das uvas.